Proteínas em pó

(por Jeff Mayner, CPT, CSN)

Nos últimos meses tenho sido convidado inúmeras vezes para falar sobre a suplementação de proteína em particular. Parece que ainda há alguma confusão sobre este alimento importante na construção muscular, especialmente quando se trata de proteína em pó. Quase todos concordam que a proteína é necessária em grandes quantidades para o atleta e fisiculturista. Este fato também se aplica aos indivíduos fisicamente exigentes envolvendo levantamento de peso e altos níveis de atividade física, que requer também a ingestão de proteínas adicionais. Alguma vez você já olhou para alguns daqueles trabalhadores da construção civil? O foco deste artigo será limitada aos tipos diferentes de suplementos de proteínas em pó que existem hoje.

A Importância

A proteína é um macronutriente essencial que o organismo necessita diariamente. Grandes quantidades, consideradas superiores a 1,5 gramas por quilo de peso corporal, podem ser difíceis para o corpo digerir. Como mencionado anteriormente, os níveis de atividade individual exigem proteínas adicionais. Isto é especialmente verdadeiro quando o objetivo é ganhar massa magra. Os horários estão justos demais hoje. Estamos sempre ocupados, portanto, é conveniente que tenhamos bons alimentos disponíveis, nutricionalmente falando. Este é o lugar onde os suplementos em pó de proteína desempenham um papel vital em um estilo de vida fisicamente ativo e exigente.

Proteína em pó - tipos básicos

Proteína em pó, basicamente, encontramos três tipos diferentes, independentemente dos nomes de fantasia e tratamento a eles associados. Trata-se de soro de leite (Whey Protein), ovo (Egg Protein) e soja (Soy Protein). Vamos entender melhor cada um deles:

Whey

A Whey Protein aparece em três formas distintas, dos quais alguns são melhores do que outros, dependendo de fatores diferentes. Uma grande importância é a absorção, seguido pelo preço.

Whey Protein Isolado e Hidrolisado (WPIH)

Da família de proteínas de soro de leite, o Whey Protein Hidrolisada é o mais facilmente digerível. Embora tenha a maior eficácia de todas as proteínas do soro é também o mais caro. A WPIH é parcialmente utilizado para ajudar no processo digestivo humano, o que torna o muito solúvel. O problema com o WPIH é que ele tem um gosto extremamente amargo que é quase sempre impossível de vencer com adoçantes ou aromatizantes [experimente VP2]. O WPIH ainda pode ser encontrado em outros suplementos, mas em proporções menores.

Whey Protein Isolado (WPI)

Whey Protein Isolado é uma outra história. WPI tem um bom gosto e também é extremamente digestível [experimente Nectar]. WPI é quase totalmente desprovido de gordura e sem lactose. O último é de grande importância para indivíduos com intolerância à lactose. O processo de cross-flow microfiltração, ajudou a revolucionar este tipo de proteína. Esta é a fase de transformação que segue a "concentração" de fase para "isolar" a proteína do soro do leite.

Whey Protein Concentrado (WPC)

Os Whey Protein concentrados têm uma variedade de diferentes problemas que lhes estão associados. Alguns sintomas de usuários que consomem WPC, incluem inchaço, gases e, em alguns casos, diarréia. Há uma variação muito grande no teor de proteína em si. O teor de proteína real pode variar muito de 25 a 80% que é um resultado direto da dependência em relação à qualidade e custo.

Se você fosse comparar WPI a WPC você vai achar que WPC tem altas concentrações de gordura, carboidratos e lactose. A absorção também é reduzida devido à menor assimilação no estômago e intestinos.

Devido ao baixo custo de produção e redução da qualidade e quantidade da proteína, esta é a mais econômica.

Proteína do Ovo

Este é um velho amigo para a maioria de nós que estão neste meio a longos tempos. Muitos anos atrás, um homem com o nome de Blair formulou uma proteína em pó que ainda possui variações usadas hoje. A proteína de ovo é extraído de clara de ovo pura e tem um dos maiores QEP (Quociente de Eficiência Protéica) - 3,9.

Este é um ponto importante, pois quanto maior o QEP, melhor o corpo utiliza a proteína. A proteína de ovo tem a mais longa história de uso entre fisiculturistas e levantadores de peso, devido à sua alta taxa de absorção e de seus resultados comprovados pelo tempo, para não mencionar que durante muitos anos foi o único tipo de proteína em pó com excepção do leite.

Como o soro e proteínas de soja, a proteína do ovo oferece a gama completa de aminoácidos de uma forma eficiente, que é facilmente utilizada pelo organismo, livre de gordura e de colesterol. No que diz respeito proteína em pó especificamente, não é muito solúvel e é exigido o uso de um liquidificador. Hoje com o avanço dos emulsionantes, pode-se ser misturado com uma colher. O custo da proteína do ovo é geralmente na mesma faixa da WPI [custo menor ainda no Brasl].

Se você estiver em dúvida sobre qual proteína em pó para escolher, esta é sempre uma boa escolha.

Proteína da Soja

Por último, a proteína de soja [obviamente] é extraída da soja. Novas técnicas de processamento que utilizam um pH levemente alcalino, seguido de precipitação, lavagem e secagem, rendem fases do que é chamado "Proteína Isolada da Soja". Este processo retém cerca de 90% da proteína. A Proteína de Soja é uma abundante fonte de proteína econômica. Os produtos da soja oferecem inúmeros benefícios para a saúde - diminuem o risco de câncer, osteoporose e outras doenças crônicas para aliviar os sintomas da menopausa. Este tipo de proteína é especialmente interessante para as mulheres que estão querendo equilibrar os seus níveis hormonais. A proteína de soja isolada é uma fonte altamente digestível de aminoácidos (os blocos de construção de proteínas essenciais para a saúde humana). A proteína de soja é pobre em gordura, calorias e colesterol. O custo está geralmente entre a Whey Protein Isolada e a Proteína do Ovo.

Espero que este breve panorama ofereça uma melhor compreensão geral dos diferentes tipos de proteínas mais utilizados na suplementação de proteína em pó hoje. Uma coisa a estar ciente é que, se uma empresa não indica qual o tipo de proteína é usada no rótulo, é melhor assumir que ele é o mais barato e a principal fonte de proteína é mais provável (Whey Protein Concentrada). Todas essas proteínas em pó são usadas em várias combinações, para que não se esqueça de verificar a ordem dos ingredientes listados no rótulo, para que você saiba exatamente o que você está comprando. Também deve-se notar que os usuários de WPI não experimentam os efeitos colaterais usuais tais como inchaço, gases e, em alguns casos, diarréia que são comumente associados com o uso de Whey Protein Concentrada. Minha sugestão a todos os meus clientes é encontrar uma proteína em pó com sabor e preço que você possa sempre comprar, mas tente ficar longe dos produtos que contêm uma grande quantidade de Whey Protein Concentrada. A maioria das lojas terão geralmente amostras que você poderá experimentar, por isso, não se esqueça de perguntar antes de comprar. Isto lhe dará uma oportunidade de provar e perceber como o produto mistura, além do que te manterá longe de muitos quilos de pó de proteína que você terá que sofrer até que ela termine. Acredite, vale a pena pedir para que a amostra.

Fonte: Natural Muscle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails